Jorge de Sena
No centenário do seu nascimento
17 e 18 de Outubro de 2019: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Jorge de Sena, nome ímpar da literatura e da cultura portuguesas, nasceu em Lisboa a 2 de Novembro de 1919 e viveu exilado no Brasil entre 1959 e 1965, e nos EUA a partir de 1965, vindo a falecer em Santa Bárbara, na Califórnia, a 4 de Junho de 1978.
Comemorando o centenário do nascimento do escritor, o CLEPUL, através do seu Grupo 1 – Literatura e Cultura Portuguesas, organiza um colóquio internacional para o qual convidou alguns dos mais reputados especialistas do Autor, que abordarão diversas vertentes da sua obra vasta e multímoda. Poeta, ficcionista, dramaturgo, ensaísta, crítico e teorizador da literatura, historiador da cultura, tradutor, diarista, epistológrafo, tudo isto foi Jorge de Sena, mas sem nunca esgotar a sua funda ânsia de abarcar a totalidade do que é humano.
Pretende-se com este colóquio iluminar zonas menos conhecidas da obra seniana, fazer um balanço do estado da arte dos estudos sobre a obra do autor de Metamorfoses e perspectivar o muito que está ainda por fazer, nomeadamente no que toca ao diálogo de Jorge de Sena com os seus contemporâneos e com as gerações que lhe sucederam. Será publicado um volume com as intervenções realizadas.
FIQUE POR DENTRO
CONFERENCISTAS
(informação em actualização permanente)
Comissão Organizadora
Margarida Braga Neves
Professora da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde se doutorou em 1996 com a tese “A poética da metamorfose na ficção de Jorge de Sena”, e onde se dedica ao ensino graduado e pós-graduado de Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea e de Didáctica da Literatura. Leccionou também Literatura Portuguesa na Universidade Mohammed V, em Rabat. Investigadora do CLEPUL, tem participado em encontros científicos nacionais e internacionais nas suas áreas de especialidade e colaborado em revistas como Colóquio/Letras, Metamorfoses, Relâmpago, Românica, etc. Organizou, em parceria, diversos volumes, como: O Domínio do Instável – A Jacinto do Prado Coelho (2008), O Conto na Lusofonia – antologia crítica Vol. 1 e 2 (2010 e 2012) e o “e-book” Reflexões em Torno das Literaturas de Língua Portuguesa para Crianças e Jovens (2013). Organizou a antologia 7 Contos Portugueses (Bratislava, 2015).
Maria Isabel Rocheta
Maria Isabel Rocheta, licenciada em Filologia Românica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e doutorada em Letras (Literatura Portuguesa) pela mesma Universidade. É Professora aposentada do Departamento de Literaturas Românicas da FLUL, onde leccionou Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea, na licenciatura e em cursos de mestrado e de doutoramento.
Coordenou a área de Literatura e Cultura Portuguesas do CLEPUL, Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da FLUL. Aí dirigiu a publicação de uma série de antologias críticas do conto português e do conto na lusofonia. No mesmo Centro de investigação preparou, coordenando uma equipa de investigadores, a edição genética de manuscritos inéditos de Eça de Queirós (Lisboa, 2016). Publicou estudos sobre autores portugueses dos séculos XIX e XX e sobre o ensino da Literatura.
Serafina Martins
Professora auxiliar da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Departamento de Literaturas Românicas). Doutorou-se em 2000 com a dissertação Saber Viver para Saber Morrer: A Imagem Ficcional do Amor em Aquilino Ribeiro. Tem trabalho ensaístico, nomeadamente, sobre o ensaio literário em Portugal (em coautoria, na obra Literatura Portuguesa. Século XX, coord. de Fernando J. B. Martinho, Lisboa, Instituto Camões, 2004), sobre orientalismo literário e sobre autores portugueses como Almeida Garrett, Alexandre Herculano, Camilo Castelo Branco (tendo colaborado no Dicionário de Personagens da Novela Camiliana, Lisboa, Caminho, 2002), Eça de Queirós, António Patrício, Aquilino Ribeiro, José Régio, José Rodrigues Miguéis, José Marmelo e Silva, Maria Ondina Braga.
Coordenou, com Maria Isabel Rocheta, as obras Conto Português (Séculos XIX-XXI). Antologia crítica (Porto, Edições Caixotim, 2006), Conto Português (Séculos XIX-XXI). Antologia crítica 2 (Porto, Edições Caixotim, 2009) e Conto Português (Séculos XIX-XXI). Antologia crítica 3 (Porto, Edições Caixotim, 2011), publicadas no âmbito das atividades do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias (FLUL). É investigadora deste Centro desde 1987, onde participa nos projetos “Antologia do Conto” e "Bibliografia do Conto” e onde coordena o projeto “Orientalismo Literário Português (Sécs. XIX-XXI)”.
É colaboradora do Centro de Estudos Clássicos e do Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa (ambos da FLUL). Foi diretora do curso de Estudos Asiáticos (FLUL).
CONTACTO
Para outras perguntas e comentários envie um email para centenario.jorgesena@gmail.com